II Seminário Conexão Terceiro Setor reuniu instituições e ideias em prol do fortalecimento das OSCs


O Seminário Conexão Terceiro Setor se consolidou como um grande evento no calendário das entidades sem fins lucrativos do Ceará. Durante três dias (11 a 13 de setembro), a segunda edição do Seminário reuniu, no auditório da biblioteca da Unifor, representantes de várias Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de referência no Estado, além do setor empresarial e poder público, em um grande debate público sobre o fortalecimento do Terceiro Setor. “O Conexão surgiu com o intuito de conectar vários atores para pensar em caminhos para a sustentabilidade e qualificação da atuação das entidades que formam o Terceiro Setor”, ressalta Socorro Cândido, coordenadora do evento e diretora da S&C Assessoria Contábil.

A opinião é reforçada por Igor Queiroz, um dos palestrantes do Seminário, presidente do Instituto Myra Eliane e diretor institucional do Grupo Edson Queiroz: “o Seminário é uma ideia maravilhosa, porque reúne também pessoas do setor privado, do setor público e isso pode trazer novas ideias para melhorar o Terceiro Setor”. Para Fabrini Andrade, diretora do Instituto Povo do Mar, eventos como o Conexão são essenciais para a qualificação das organizações, a partir do diálogo com os mais diversos atores: "é urgente o debate acerca da atuação e profissionalização do Terceiro Setor. O Seminário Conexão vem pra propor exatamente isso: uma convergência no diálogo da atuação desse setor que é tão importante pra sociedade.", destaca.

O evento recebeu inscrições do Ceará e de outros estados, como Rio Grande do Norte, Manaus, Bahia, Goiás e Brasília. Houve uma média de quase 300 participantes/dia. O Seminário contou com palestras e painéis que abordaram temas como Gestão e Governança no Terceiro Setor, Sustentabilidade das OSCs, Transparência e prestação de contas, Captação de recursos, Branding, Incentivos fiscais, Investimento privado nas causas sociais, Transparência e contabilidade, entre outros.

Para o teólogo e professor, Carlo Tursi, que proferiu a palestra de abertura do Seminário intitulada "Em busca de sentido: a atuação no Terceiro Setor para além do compromisso social", eventos como o Conexão ajudam a promover uma reflexão sobre o diálogo das OSCs com o Estado na solução das demandas da sociedade. “Um dos desafios do Terceiro Setor é não se deixar utilizar como álibi para a falta de políticas públicas do estado. Nós procuramos parcerias com a assistência social do Estado, mas não queremos eximir o Estado de sua responsabilidade, queremos ser parceiros, ou seja, colaborar”, ressalta.

Socorro Cândido também destaca o Conexão como uma oportunidade de autoanálise sobre o papel das OSCs: “é um evento de formação, que contribui na qualificação da gestão e atuação das entidades, mas também de discussão e troca de ideias e pensamentos”.

Daniel Fernandes, coordenador da Associação Caatinga, um dos representantes de entidades que apresentou experiências e tecnologias sociais de êxito aos participantes, destacou o impacto do trabalho desempenhado pelas OSCs. Segundo ele, "o Terceiro Setor ocupa um espaço que infelizmente o Estado acaba não ocupando. A gente, através das instituições, leva educação ambiental, tecnologia social e contribui na conscientização e na melhoria da qualidade de vida", destaca. Fernandes enalteceu o Seminário: "eventos como esse, que conectam pessoas e instituições, devem ser estimulados".

O Seminário Conexão Terceiro Setor acontece a cada dois anos e é fruto de uma parceria entre S&C Assessoria Contábil, Fundação Raimundo Fagner e Instituto Povo do Mar. A Unifor foi patrocinadora master. O evento contou ainda com patrocínio da Dibra Dias Branco Participações e do Banco do Nordeste, além do apoio das seguintes empresas/instituições: Lyra e Maia Consultores Associados, Rubert Tecnologia, Helder Nascimento Advogados, Indaiá, Ricardo Falcão Consultoria e Planejamento em 3º Setor, Grupo Newlight, grupo 3corações, Associação Junior Achievement, Sindiagua e Câmara Municipal de Fortaleza.

17 visualizações0 comentário