Foi publicada a versão final de um estudo que avalia o impacto da pandemia nas organizações da sociedade civil brasileiras. A pesquisa, uma iniciativa da da Mobiliza com a Reos Partners que contou com apoio de várias instituições e empresas que atuam no Terceiro Setor, revela em linhas gerais como os efeitos da pandemia resultaram em queda na arrecadação financeira das OSCs, prejudicando a manutenção das atividades.A pesquisa mostra ainda que, mesmo afetadas, as entidades não ficaram paradas. Ao contrário, estiveram junto de comunidades socialmente vulneráveis desenvolvendo ações emergenciais de apoio.
O levantamento demonstrou que 87% das OSCs ofereceram algum tipo de atendimento às populações afetadas pela covid-19, desde distribuição de alimentos e kits de higiene a atividades de conscientização sobre a prevenção. O mesmo percentual vale para as OSCs que relataram ter todas ou parte de suas atividades regulares interrompidas ou suspensas por conta da crise. Cerca de 73% tiveram queda na arrecadação de recursos.
A pesquisa também apresenta um quadro de recomendações para empresas, terceiro setor, poder público, cidadãos e para a imprensa.
Ao todo foram ouvidos 1.760 representantes de organizações de todas as regiões do país, que responderam a um formulário, entre 17 e 31 maio de 2020.

Com informações da ABCR.

Solicite uma proposta!