É possível deduzir parte do seu Imposto de Renda 2020 fazendo doações até 31 de dezembro


A declaração do Imposto de Renda 2020 só será feita em março/abril do ano que vem. Porém, quem desejar, pode deduzir em até 6% o valor do imposto a pagar no próximo ano, fazendo uma doação a alguma entidade sem fins lucrativos até o dia 31 de dezembro de 2019. Para isso, é preciso escolher um projeto social que se enquadre nos critérios da Receita Federal.

Podem ser deduzidas doações feitas a instituições cadastradas em fundos ou programas previstos pela Receita Federal, como por exemplo os fundos nacional, estadual ou municipal do Idoso. Vale lembrar que, para ter direito ao incentivo fiscal, você terá que optar pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) no momento de enviar sua declaração. O modelo simplificado não permite esse tipo de operação. E você precisará ter em mãos um recibo de doação da organização beneficiada, contendo informações detalhadas, como a data da doação e o valor doado. O ressarcimento do valor doado virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do IR a pagar.

Para saber se uma entidade sem fins lucrativos está apta a receber a doação, basta entrar em contato com a instituição, tirar a dúvida e, em seguida, solicitar um boleto para pagamento e, posteriormente, um recibo. As doações também podem ser feitas por meio de depósito na conta-corrente do projeto social escolhido, com o número do CPF do doador.

5 visualizações0 comentário